NORMAS

PARA REDAÇÃO, SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS

Cada trabalho deverá ter no mínimo 18.000 e máximo 25.000 caracteres, com espaços, incluindo título, resumo e bibliografia, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado. Serão aceitos textos em português ou em espanhol.
O resumo deverá conter até 200 palavras e de 3 a 5 palavras-chave precisarão ser informadas. As referências bibliográficas, as legendas e a utilização de gráficos e imagens devem estar de acordo com as normas da ABNT.

 O modelo de arquivo disponibilizado pelo evento servirá de suporte para padronizar a formatação dos trabalhos. Clique no botão abaixo:

Os eixos temáticos do evento nos quais os trabalhos deverão se inserir serão:

1. Currículos de Ciências e Biologia: histórias e políticas públicas educacionais
Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (UEMG)

2. Estratégias, materiais e recursos didáticos na Educação em Ciências e Biologia
Coordenação: Prof. Dr. Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)

3. Políticas e práticas para formação docente em Ciências e Biologia
Coordenação: Profª. Drª. Cristina de Oliveira Maia (UFOP)

4. Linguagens e culturas na Educação em Ciências e Biologia
Coordenação: Profª. Drª. Cláudia Avellar Freitas (UFJF)

5. Educação em Ciências e Biologia em espaços não escolares e de divulgação científica
Coordenação: Prof. Dr. Gustavo Lopes Ferreira (IF Goiano)

6. Diálogos da Educação em Ciências e Biologia com a Educação Ambiental, com a Educação do Campo e com as abordagens CTS/CTSA
Coordenação: Profª. Drª. Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso (UFG)

7. Questões interseccionais da Educação em Ciências e Biologia com temas sensíveis: corpo, gênero e sexualidade; questões étnico-raciais; educação democrática; educação em saúde; atendimento educacional especializado de estudantes com deficiências ou com neurodivergências; inclusão em educação
Coordenação: Prof. Dr. Felipe Bastos (UFJF) 

As modalidades de submissão de trabalhos e suas formas de apresentação são:

Para ter seu trabalho aceito na modalidade pesquisa acadêmica, a autoria deverá: 

  • Redigir o texto sob formato dissertativo e argumentativo com uso da norma  padrão da Língua Portuguesa.
  • Apresentar a(s) questão(ões) e objetivo(s) da pesquisa.
  • Evidenciar a(s) perspectiva(s) teórica(s) com a(s) qual(is) o trabalho foi desenvolvido, argumentando sobre a sua escolha.
  • Relacionar a(s) questão(ões) e o(s) objetivo(s) da pesquisa à perspectiva teórica adotada.
  • Explicitar a metodologia da pesquisa e suas relações com a(s) perspectiva(s) teórica(s).
  • Discutir os resultados da pesquisa em relação à(s) questão(ões) e/ou objetivo(s) da pesquisa e à(s) perspectiva(s) teórica(s) e metodológica(s) adotada(s).
  • Suscitar conclusões ou considerações finais relacionadas à(s) perspectiva(s) teórica(s) adotada(s), que indiquem as contribuições da pesquisa à Educação em Ciências e Biologia.

 
Para ter seu trabalho aceito na categoria relato de experiência pedagógica, a autoria deverá:

  • Desenvolver o texto em forma de narrativa, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa.
  • Descrever, de forma clara, o contexto onde ocorreu a experiência, no que tange aos seguintes itens: localização espacial e temporal, sujeitos envolvidos, segmento da educação, relação com a formação pedagógica, entre outros aspectos que possam situar o leitor do texto no cenário onde ocorreu a experiência de ensino.
  • Apresentar o caminho percorrido, incluindo os objetivos de ensino, metodologia (etapas da atividade), procedimento didáticos, recursos utilizados e dados da realidade que aproximem o leitor da experiência vivenciada.
  • Avaliar e discutir, em diálogo com referenciais do campo da Educação em Ciências e Biologia, a experiência vivenciada, explicitando contribuições para os debates e reflexões da área.

Para ter seu trabalho aceito na categoria produção de material didático, a autoria deverá desenvolver o texto de forma descritiva e explicativa, com uso da norma padrão da Língua Portuguesa, apresentando de forma clara:
 

  • O contexto a que se destina o material (modalidade da educação, segmento de ensino, público-alvo e faixa etária, local e duração da ação);
  • Detalhamento do material (objetivos, conteúdos que foram ou podem ser desenvolvidos, metodologia, recursos utilizados);
  • Descrição dos referenciais teóricos que fundamentaram a elaboração do material, explicitando limites, possibilidades e contribuições para os debates e reflexões sobre a Educação em Ciências e Biologia, assim como a importância do protagonismo docente nesta ação;
  •  Reflexões sobre as possibilidades e os desafios didáticos para a reprodução do material, caso ele tente ser reelaborado por outros docentes que nele se inspirem.

Os trabalhos somente poderão ser apresentados por seus autores, que deverão estar com as inscrições quitadas. Não haverá obrigatoriedade de que a apresentação do trabalho seja realizada pelo primeiro autor, sendo permitido que ela seja feita por outro autor inscrito no evento.

Serão emitidos certificados de apresentação dos trabalhos com identificação de suas respectivas autorias. Todos os trabalhos apresentados serão, posteriormente, publicados em e-book e apresentarão a identificação da autoria.
Caso haja interesse em participar do evento sem a submissão e apresentação de trabalhos, o interessado também deverá efetuar sua inscrição e realizar o pagamento da taxa para que sua inscrição seja consolidada, conforme os trâmites explicados. É obrigatório o cadastro e o pagamento da inscrição para todos os participantes das atividades do evento.

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