NOSSA HISTÓRIA

 

A Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO), criada em 1997, no VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia – EPEB -Faculdade de Educação da USP, é uma associação civil de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover o desenvolvimento do ensino de biologia e da pesquisa em ensino de biologia entre profissionais deste campo de conhecimento.

Está organizada em uma Diretoria Nacional e  Diretorias Regionais eleitas em uma assembléia geral a cada dois anos.
São seis diretorias regionais:

 

Regional 1 – São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;

Regional 2 – Rio de Janeiro e Espírito Santo;
Regional 3 – Sul;
Regional 4 – Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Brasília;
Regional 5 – Nordeste;
Regional 6 – Norte.

 

De acordo com seu Estatuto (clique aqui), a SBENBIO é uma associação aberta a todos os interessados na pesquisa em Ensino de Biologia, sem distinção entre professores pesquisadores, estudantes da Educação Superior e da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). A SBENBIO busca fomentar um diálogo sobre as questões de Ensino de Biologia, entre seus associados e outros profissionais vinculados(as) a outras áreas correlatas.

 

A 4ª Regional da SbenBio conta, atualmente com aproximadamente 113 associadxs, número que tem crescido cada vez mais. Em função desse quantitativo, na gestão 2019-2021 conseguimos aumentar a quantidade de representantes no Conselho Deliberativo, passando de 5 para 6 integrantes. Com isso, esperamos dar mais representatividade às instituições parceiras, bem como aumentar a visibilidade e área de atuação da Regional. Enfim, somos uma Associação engajada com as árduas lutas por um ensino de Biologia de qualidade, pautado na pluralidade de ideias e na diversidade da vida humana e dos demais seres vivos.

Fica o convite para que se juntem a nós. Inspirados pelo poeta-compositor Belchior desejamos para os próximos dois anos: AMAR E MUDAR AS COISAS NOS INTERESSAM MAIS

 

MAPA DOS ESTADOS QUE COMPÕEM A 4ª REGIONAL (MG/GO/TO/DF)