DIRETOR:
Prof. Dr. Danilo Seithi Kato
(UFTM)

VICE-DIRETOR:
Prof. Dr. Diógenes Valdanha Neto
(UFTM)

SECRETÁRIO:
Prof. Dr. Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
(UEMG)

TESOUREIRA:
Profª. Me. Laís de Souza Rédua
(UEMG)

Prof. Dr. Alessandro Tomaz Barbosa
(UFT)

Profª. Drª. Cláudia Avellar Freitas
(UFJF)

Profª. Drª. Cristina de Oliveira Maia
(UFOP)

Profª. Drª. Deise Barreto Dias
(IFB)

Profª. Drª. Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso
(UFG)

Ensino de Biologia em defesa da Educação Pública

Diante dos constantes ataques à Educação pública, seja na Educação Básica ou Educação Superior, por parte de um projeto neoliberal encampado pelo Estado brasileiro,  a chapa que ora se apresenta compromete-se a seguir vigilante em defesa da escola pública de qualidade para todes. Para isso, enumeramos as ações previstas no sentido de representar professores e pesquisadores em defesa de direitos nos campos de formação e atuação profissional.

1 – Organizar e realizar o VI Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO) no ano de 2023 em uma instituição pública de ensino engajada na formação de professores e professoras de Ciências e Biologia

A proposta deste evento inclui: promover intercâmbios entre investigadores e investigadoras da área do Ensino de Ciências e Biologia oriundos de contextos universitários e/ou escolares; socializar discussões, conhecimentos e práticas relacionadas a questões atuais do campo educacional; ampliar e compartilhar experiências de formação docente inicial e continuada permeadas pelas contribuições recentes da pesquisa em Educação em Ciências e Biologia;

2 – Incentivar a filiação de novos/as associados/as, fortalecendo a participação da Regional 4 em ações, eventos e debates relativos à formação e à profissão docente em Ciências e Biologia;

3 – Aperfeiçoar a comunicação com professores e professoras de Ciências e Biologia em formação ou em exercício, especialmente os/as associados/as, por meio de boletins informativos, páginas em redes sociais, site e e-mail;

4 – Divulgar e apoiar eventos por meio do estabelecimento de parcerias com programas e projetos de formação de professores/as e de pesquisadores/as que sejam voltados ao Ensino de Ciências e Biologia, ampliando e fortalecendo a Regional 4 nos diálogos universidade/escola;

5 – Endossar e contribuir para a atuação da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), principalmente no que tange ao encorajamento para a participação de associados/as no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e à publicação na Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio;

6 – Ampliar e aprofundar parcerias com instituições recentes de formação de professores/as de Ciências e Biologia como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e jovens universidades estaduais em nossa área de abrangência;

7 – Promover debates críticos e colaborar na construção de reflexões sobre a formulação e a implementação de políticas públicas e de currículo direcionadas ao Ensino de Ciências e Biologia. A partir desse objetivo, realizar um evento envolvendo encontros formativos virtuais, em 2022, com a participação de professores da universidade e da escola básica para discussão de temas que estão na ordem do dia das escolas e universidades, tais como: políticas públicas de formação docente, ambientais, de saúde pública;  ensino remoto emergencial e o retorno das aulas presenciais, entre outras que a comunidade possa sugerir.

8 – Favorecer discussões e abertura de espaço para divulgação e incentivo à colaboração entre ações e pesquisas envolvendo Educação no Campo, Educação Indígena e Quilombola no Ensino de Ciências e Biologia, como meio de resistência a tantos ataques e de manutenção de direitos, expondo a riqueza social, a importância política e econômica e valorizando as belezas e história que nos trazem os aspectos culturais.

9 – Proporcionar sempre reuniões e mesas de debates inclusivas e valorizar a promoção da Educação Especial de qualidade no Ensino de Ciências e Biologia, numa perspectiva inclusiva, indicando a indissociabilidade dos temas, não apenas na escola, mas na formação inicial e continuada de professorxs.

10 – Valorizar ações e pesquisas e promover espaços para debates, divulgação e constituição de discussões acerca dos temas gênero e sexualidade, particularmente em favor da comunidade LGBTQIA+, nos espaços de estudo e pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia, considerando o contexto social e político atual.