Prezada comunidade SbenBiana,

O nosso VI EREBIO ocorreu entre os dias 04 e 06 de setembro de 2023 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O evento contou com a participação de 338 inscritos, oriundas dos estados do Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Distrito federal. Registramos também colegas brasileiros de estados como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, docentes e estudantes da Colômbia e do México também participaram do evento, contribuindo para a internacionalização das discussões realizadas.

A programação de mesas redondas, oficinas e atividades culturais valorizou as diversidades de sujeitos, discussões, temas e instituições que caracterizam e constroem a Regional da associação. Ao longo de todo o evento, foi bastante ressaltado o fomento conseguido com a FAPEMIG e a colaboração do IFTM e da UNIUBE no trabalho em rede para a realização das atividades previstas.

Entre os dias do evento tivemos a exposição da feira Maria Carolina de Jesus fomentando a arte negra local, bem como a participação de artistas negros do Slam Ondaka e do Mestre Aranha da Capoeira da cidade de Uberaba. Foram 183 trabalhos inscritos entre relatos de pesquisas e experiências. Entre estes, uma seção denominada “Feira de ciências” em que foram apresentados 18 materiais didáticos pedagógicos expostos pelos participantes.

Importante ressaltar o oferecimento de 12 oficinas pedagógicas, sendo 3 no campus do IFTM, 01 no museu de Paleontologia de Peiropolis e 08 no Centro Educacional e Campus 1 da UFTM. Ao término do evento, foi realizada uma assembleia da Regional para avaliação do evento e da gestão da diretoria que se encerra, sob coordenação do prof. Dr. Danilo Seithi Kato da UFTM, bem como para apresentação da próxima diretoria e conselho regional junto com o convite para novas filiações e para participação nas eleições da SBEnBio.

Agradecemos a todos os membros das comissões, participantes, e agências de fomento

Esperamos todos no VII Erebio !!