ANAIS DO EVENTO 2019 para leitura
CRONOGRAMA DE ENVIO DE TRABALHOS (NOVAS DATAS)
- Submissão de Trabalhos: 01/03/2019 – 03/06/2019
- Período para avaliação: até 21/06/2019
- Reenvio do trabalho corrigido: 01/07 a 07/07/2019
- Divulgação da listagem final de trabalhos aprovados: 10/07/2019
EIXOS TEMÁTICOS:
- Currículo e Disciplina Escolar Ciências e Biologia.
- Estratégias, Materiais e Recursos Didáticos na Educação em Ciências e Biologia.
- História, Sociologia e Filosofia da Ciência na Educação em Ciências e Biologia.
- Políticas educacionais na Educação em Ciências e Biologia.
- Formação de professores de Ciências e Biologia.
- Conexões entre Arte, Ciência e Culturas.
- Linguagens, Discurso e Educação em Ciências e Biologia
- Educação em Ciências e Biologia em espaços não escolares e Divulgação Científica.
- Educação Ambiental.
- Corpo, Gênero e Sexualidade.
- Pesquisas em Biologia Aplicada.
As inscrições e as submissões de trabalhos serão realizadas on-line na página do evento: Clique Aqui
Lista de trabalhos aprovados e aptos a serem apresentados, divididos por modalidade:
Ateliê de Criação
Título |
ENTRE FOLHAGENS E CRIANÇAS: DIFERENTES TONS DE VERDE… DIFERENTES TONS DE PELE |
EXPLORANDO “NOSSA FLORA” |
DINÂMICA EDUCATIVA REALIZADA EM SALA DE AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA. |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA DA UFTM: UMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O PÚBLICO EXTERNO. |
A CRIAÇÃO DE UM ACERVO DIDÁTICO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
A CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A DIFUSÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR |
CONTRIBUIÇÃO DA NEUROEDUCAÇÃO EM UMA OFICINA DE PALEONTOLOGIA APLICADA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
USO DE “STOP MOTION” COMO FORMA DE ELUCIDAR A REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE IMEDIATA |
ELABORAÇÃO DE UM MICROSCÓPIO ALTERNATIVO: SOLUCIONANDO PROBLEMAS RECORRENTES SOBRE A FALTA DE RECURSOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. |
A CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
O ENSINO DE IMUNOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: APRENDENDO SOBRE TRANSPLANTE E REJEIÇÃO |
MANUSEANDO E TOCANDO – USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO PARA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE ESTUDOS ORGANOGRÁFICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
CUPINS: OS VENTILADORES DO SOLO. MODELOS DIDÁTICOS PARA UMA MAIOR INTERAÇÃO EM SALA DE AULA |
MATERIAIS DIDÁTICAS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DAS DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS ENTRE CÉLULA EUCARIONTE E PROCARIONTES NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO: UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA |
ENTRE LUGARES LIGADOS E AMBIENTES CORTADOS: USO DE DIORAMA NA REPRESENTAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA RODOVIA DO CERRADO |
A CONFECÇÃO DO JOGO “TRILHA DAS BACTÉRIAS” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DO REINO MONERA. |
ONDE ESTÃO OS NEGROS? – RACISMO ESTRUTURAL E REPRESENTATIVIDADE RACIAL NO CAMPUS UMUARAMA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
PROFESSORAS PRODUTORAS: O CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
UTILIZAÇÃO DO BORDADO LIVRE E DA TÉCNICA “NEEDLE PAINTING” COMO FERRAMENTAS PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM BIOLOGIA |
DIORAMA SOBRE A OCUPAÇÃO HUMANA E OS RECURSOS HÍDRICOS: BACIA DO RIO MELCHIOR |
ENSINO DE ASTRONOMIA: MODELO TÁTIL DO SISTEMA SOLAR PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. |
JOGO DE CARTAS SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
CONTRIBUIÇÕES DE JOGO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
DESENVOLVIMENTO DE RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. |
AVENTURA CELULAR: OS HERÓIS DO SANGUE – MATERIAL PEDAGÓGICO DE CARÁTER LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH |
ARTICULANDO HISTÓRIA, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA AFRICANA NO JOGO “ÁFRICA CIENTÍFICA” |
MODELOS ATÔMICOS DE DALTON, THOMSON E RUTHERFORD-BOHR: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO: A BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO E SUAS POTENCIALIDADES |
A UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA – EXEMPLO DE COLEÇÃO DO GRUPO ARTHROPODA. |
EDUCAÇÃO E PERMACULTURA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES POR MEIO DE CARTILHA PARA PROFESSORES |
A TARÂNTULA DOS JOELHOS BRANCOS, TEMIDA, MAS IMPORTANTE- CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO |
“PROTETORES” UMA COLEÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA COMUNIDADE ESCOLAR E SEU AMBIENTE COMO RECURSO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE CIÊNCIAS. |
OBJETO DE APRENDIZAGEM E MODELO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO PARA O EJA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
O PAPEL DAS MODALIDADES DIDÁTICAS PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Pôsteres
Título |
O QUE NÃO APRENDI NA ESCOLA, EU APRENDI NA BATALHA: O RAP ENSINA E IGUALA |
SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA BRASILEIRA SOBRE MITOS ENVOLVENDO SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO |
O ESTEREÓTIPO DE UM CIENTISTA: A INFLUÊNCIA DA IMAGEM DE CIENTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. |
GINCANA AMBIENTAL: UMA PROPOSTA LÚDICA VOLTADA À EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE |
PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI: SINALIZAÇÃO DA TRILHA DO PICO DO ITACOLOMI |
CLASSE HOSPITALAR COMO AMBIENTE DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM NÃO-FORMAL E LÚDICA |
ETNOBOTÂNICA NA PRAÇA: TROCANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS EM UBERLÂNDIA – MG |
CONCEPÇÕES DE EDUCADORES MUSEAIS SOBRE A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: UMA ANÁLISE DE LITERATURA |
BIODIVERIDADE DO CERRADO NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR |
INVESTIGANDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO SUPERIOR |
PRATICAR PARA APRENDER: O USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA |
APLICAÇÃO DE MARATONA DE IDEIAS COMO FERRAMENTA DE PEDAGOGIA DE PROJETOS |
RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA VEGETAL: POSSIBILIDADES PARA DIMINUIR A “CEGUEIRA BOTÂNICA” NA GRADUAÇÃO |
FORMAÇÃO CONTINUADA: VONTADE OU NECESSIDADE DOS PROFESSORES, GRADUADOS EM BIOLOGIA, DE SOBRADINHO/DF? |
ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA DO EXTRATO AQUOSO DE Solanum lycocarpum FRENTE A PEÇONHA DE Bothrops moojeni |
UM ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTO E OS EFEITOS MUTAGÊNICOS E CITOTÓXICOS DAS NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ZINCO EM Gallus gallus domesticus (PHASIANIDAE) |
ACOMPANHAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CATALÃO (GO) AO LONGO DE 11 ANOS |
LANCHE EXTRA: TECIDOS VEGETAIS DE GALHAS COMO COMPLEMENTO ALIMENTAR DO PARASITOIDE CALLIEPHIALTES sp. E A IMPORTÂNCIA EM SEU DESENVOLVIMENTO |
O PNLD CAMPO E A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA |
SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM DEBATE NECESSÁRIO |
A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E TRABALHO EM EQUIPE |
O CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS, A BNCC E O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES |
O LIVRO DIDÁTICO E O CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS: ENCONTROS E DESENCONTROS |
ABORDAGEM CONTROVERSA NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERSPECTIVAS SÓCIO-CIENTÍFICAS ACERCA DO AQUECIMENTO |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS |
CONHECER PARA CONSERVAR: A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA PARA PERCEPÇÃO AMBIENTAL |
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS DO BRASIL |
REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS COM O TEMA “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO CERRADO” |
SAÚDE MENTAL E FÍSICA DE DOCENTES |
O PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS E SUA EFETIVA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS |
POTENCIALIDADES DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA |
USANDO UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA: CICLO VITAL E AS DIFERENTES FASES DA VIDA |
ÁLBUM DE ANATOMIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA |
O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ENSINO SOBRE DENGUE: POR QUE ENSINAR ESSE TEMA? |
EMPREGO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GENÉTICA MENDELIANA |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA NO CED DARCY RIBEIRO – PARANOÁ (DF) |
CARTILHA MAMÍFEROS DO CERRADO NO ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
DESENVOLVIMENTO DE UM FRUTO DESDE O MOMENTO DA POLINIZAÇÃO ATÉ SUA FORMAÇÃO COMPLETA COM USO DE ESTRATÉGIA STOP-MOTION |
MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA |
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO: COMO A PALEOBOTÂNICA SE APRESENTA NOS LIVROS |
ENSINANDO SOBRE VÍRUS POR MEIO DE UMA METODOLOGIA LÚDICA |
FEIRA DE ALIMENTOS FUNCIONAIS: ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE BIOLOGIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO |
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DOS NUTRIENTES PARA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I |
RODA DE CONVERSA COMO METODOLOGIA PARA PARTILHA DE SABERES EXPERIENCIAIS DOCENTES |
INCLUSÃO OU APENAS INSERÇÃO: RELATO DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM SEU ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
ATIVIDADES E AÇÕES DO PIBID CIÊNCIAS DA UFVJM |
GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE BARBATIMÃO Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville VISANDO A CONSERVAÇÃO EM GERMOPLASMA |
ÁREAS DE ADEQUABILIDADE ATUAIS E FUTURAS DA ESPÉCIE Melinis repens |
O EXTRATO AQUOSO DAS FOLHAS DE LOBEIRA (SOLANUM LYCOCARPUM) DIMINUI O EDEMA INDUZIDO POR CARRAGENINA |
COLEÇÃO DE AVES DEPOSITADAS NO LABORATÓRIO DE VERTEBRADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL CATALÃO |
FICOFLORA DE UMA REPRESA URBANA, EM CATALÃO, GO |
Rodas de conversa
Título |
AS VIVÊNCIAS E POTENCIALIDADES PROPORCIONADAS PELO “CANTINHO DO DESENHO” NO MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO |
RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E A SACRALIZAÇÃO DA NATUREZA: DIÁLOGOS ENTRE CULTURA, FÉ E EDUCAÇÃO |
ENTRE GAROTAS – CRIANDO REDES FEMINAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
A FEITURA DE UM LIVRO-ARTE DE CIÊNCIAS: ESPAÇO PARA QUE SE POSSA PENSAR, EXPERIMENTAR, DIZER E INVENTAR CORPOS OUTROS |
EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DO LAGO NORTE, DF |
USO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DO TEMA ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E DIGESTÃO PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
NICOTINA E SEUS EFEITOS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
AMBIENTES AO AR LIVRE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL COMO POTENCIAIS ESPAÇOS EDUCADORES |
O DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE EDIÇÕES DO GLOBO REPÓRTER SOBRE O CERRADO. |
CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE, NAS ESCOLAS, A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ALUNAS E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. |
ONDE ESTÁ A ZOOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ESTADO DE GOIÁS E NA BNCC? |
HORTAS COMO EXEMPLOS MATRIZ PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO DISTRITO FEDERAL |
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: HISTORICIDADE DAS CONFORMAÇÕES CURRICULARES |
O QUE PENSAM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INFRAESTUTURA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM FUNDAMENTADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA |
VIOLÊNCIA, SILÊNCIO E PRECONCEITO: A EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE COMO ALVO |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA METODOLOGIA DAS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
DESCARTE DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS DOMICILIARES: CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA CIDADE DE CATALÃO/GO |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO |
“DOCE JARDIM” NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: OFICINA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DESTERRITORIALIZAÇÕES |
O ENSINO SOBRE CERRADO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE ESPÉCIES DE PANC, CONEXÕES ETNOBOTÂNICA E ALIMENTAÇÃO |
INSERÇÃO DE SITUAÇÕES DE ESTUDO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ATÉ A CULMINÂNCIA EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS |
ALIMENTAÇÃO EM FOCO: SEQÜÊNCIA DIDÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
COMO EU RESPIRO? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
POTENCIALIDADE DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO PROJETOS INTERDISCIPLINARES |
ANALOGIAS: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA |
A CASA DA CORUJA: UM RECURSO DIDÁTICO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS QUE INTERESSAM: CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DISCENTES |
IMPORTÂNCIA DE REALIZAR ATIVIDADES PRÁTICAS DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO |
AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
A ESCRITA DE CARTAS E A AUTOFORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
NARRATIVAS DE PROFESSORAS: UMA ABORDAGEM PARA SE COMPREENDER O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LICENCIADAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
ÉTICA E POLÍTICA NA DISCIPLINA DE ENSINO DE BIOLOGIA: PARTILHANDO DISCUSSÕES POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
A CONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
FORMAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O FENÔMENO DA VIDA: CONCEITOS POLISSÊMICOS |
DAS APOSTAS POLÍTICAS DE PERCURSOS DE PESQUISA NARRATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
LEITURA DE ESQUEMAS E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ACERCA DA RESPIRAÇÃO HUMANA |
SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA INCLUSÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS |
CONTEXTUALIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL COM DIORAMAS DIDÁTICOS. |
DIVERSIDADE, INCLUSÃO E MUNDO DO TRABALHO: UMA POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO SOBRE SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO |
O QUE OS ANIMAIS PODEM NOS CONTAR? SEXOS E GÊNEROS NA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA |
AUTO(BIO) GRAFIAS: TECENDO VIVÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID |
MODELO DIDÁTICO COM ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE |
O DOCE JARDIM: INTEGRAÇÃO SOCIAL ENTRE CRIANÇAS, ABELHAS E PLANTAS |
DOCE JARDIM: MULTIUNIVERSO PARA O ENSINO |
CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA BOTÂNICA: QUEBRA CABEÇA CÉLULA VEGETAL |
O USO DE BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: PIQUE-PEGA DA CADEIA ALIMENTAR |
CRIAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
O LIVRO ÁRVORE GENEROSA: ENTRELAÇANDO CONCEITOS E AFETIVIDADES EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
USO DE AULA PRÁTICA COM AMIDO PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE CARBOIDRATOS NO ENSINO MÉDIO |
LABORATÓRIO DE ACESSO REMOTO PARA O ENSINO: A INTEGRAÇÃO DO EXPERIMENTO PRESENCIAL COM A INTERNET |
O USO DE UM MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA COMPLEMENTAR UMA AULA EXPOSITIVA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO. |
OS CADERNOS ESCOLARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE FRENTE AOS EIXOS ESTRUTURANTES DA BNCC |
AROMAS E SABORES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA SE TRABALHAR A LEI E 11.645/08 NO ENSINO FUNDAMENTAL |
EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DOCENTE. |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DA REPRESA DO CLUBE DO POVO, CATALÃO, GO ALIMENTAÇÃO EM FOCO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS |
Bom dia, gostaria de saber se no trabalho completo as referências podem estar com letra tamanho 10 e espaçamento simples.
Bom dia,
As referências devem seguir a formatação do texto: fonte 12, espaçamento simples, conforme normas da ABNT.
Atenciosamente,
A comissão organizadora
Boa Tarde, Gostaria de saber se os trabalhos aceitos na modalidade roda de conversa, assim como as demais modalidades serão publicados em anais?
Boa noite,
Todos os trabalhos apresentados estarão nos anais do evento.
Ola gostaria de saber como a Comissão irá se posicionar com relação a data para envio dos trabalhos estar como 20/05/2019 sendo que na hora de enviar diz que o prazo foi até ontem, dia 20/04. Por favor se posicionem com relação a isso.
Boa noite,
Fique tranquila pois o sistema será reaberto.
Boa tarde,
Existe a possibilidade da submissão de trabalho ser prorrogada?
Boa tarde,
O prazo foi prorrogado até dia 03 de junho.
Contamos com seu trabalho, espero que dê certo.
Att,
Gostaria de saber se posso submeter um trabalho como primeira autora e um outro como segunda? Obrigada
Boa tarde,
Conforme consta nas normas de submissão, você pode submeter apenas um trabalho como primeira autora. Como coautora não há limite.
Att,
Olá,
só gostaria de confirmar, conforme está escrito nas regras de submissão de trabalhos, onde se lê: “1. Roda de conversa – apresentação oral” , receberei o certificado da roda de conversa conforme está escrito como apresentação oral né?
Obrigada
Boa noite,
Como roda de conversa é uma forma de apresentação oral, isto constará no certificado.
Att
Olá, tudo bem? Li a justificativa do trabalho que enviei, mas ainda não tem um parecer final. Consta no texto que tem o nome do autor principal, logo após o título; certamente eu me esqueci de retirar. Isso compromete de alguma forma? Muito obrigado.
Bom dia Sandro,
O parecer final será emitido posteriormente, peço que aguarde até a data prevista para o encerramento da avaliação, que é até o dia 21/06.
Att,
A comissão organizadora
Bom dia! Terá um cronograma com as datas de apresentações e mini cursos?
Grato
Boa noite,
Em breve você poderá conferir no site o horário e o local de apresentação dos trabalhos.
Atenciosamente,
A comissão organizadora