ANAIS DO EVENTO 2019 para leitura

CRONOGRAMA DE ENVIO DE TRABALHOS (NOVAS DATAS)

  • Submissão de Trabalhos: 01/03/2019 – 03/06/2019
  • Período para avaliação: até 21/06/2019
  • Reenvio do trabalho corrigido: 01/07 a 07/07/2019
  • Divulgação da listagem final de trabalhos aprovados: 10/07/2019

EIXOS TEMÁTICOS:

  1. Currículo e Disciplina Escolar Ciências e Biologia.
  2. Estratégias, Materiais e Recursos Didáticos na Educação em Ciências e Biologia.
  3. História, Sociologia e Filosofia da Ciência na Educação em Ciências e Biologia.
  4. Políticas educacionais na Educação em Ciências e Biologia.
  5. Formação de professores de Ciências e Biologia.
  6. Conexões entre Arte, Ciência e Culturas.
  7. Linguagens, Discurso e Educação em Ciências e Biologia
  8. Educação em Ciências e Biologia em espaços não escolares e Divulgação Científica.
  9. Educação Ambiental.
  10. Corpo, Gênero e Sexualidade.
  11. Pesquisas em Biologia Aplicada.

As inscrições e as submissões de trabalhos serão realizadas on-line na página do evento: Clique Aqui

Lista de trabalhos aprovados e aptos a serem apresentados, divididos por modalidade:

Ateliê de Criação

Título
ENTRE FOLHAGENS E CRIANÇAS: DIFERENTES TONS DE VERDE… DIFERENTES
TONS DE PELE
EXPLORANDO “NOSSA FLORA”
DINÂMICA EDUCATIVA REALIZADA EM SALA DE AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA DA UFTM: UMA OPORTUNIDADE
DE APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O PÚBLICO EXTERNO.
A CRIAÇÃO DE UM ACERVO DIDÁTICO E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE
CIÊNCIAS
A CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
PARA A DIFUSÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR
CONTRIBUIÇÃO DA NEUROEDUCAÇÃO EM UMA OFICINA DE PALEONTOLOGIA APLICADA
NO ENSINO FUNDAMENTAL
USO DE “STOP MOTION” COMO FORMA DE ELUCIDAR A REAÇÃO DE
HIPERSENSIBILIDADE IMEDIATA
ELABORAÇÃO DE UM MICROSCÓPIO ALTERNATIVO: SOLUCIONANDO PROBLEMAS
RECORRENTES SOBRE A FALTA DE RECURSOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS.
A CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS
PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
O ENSINO DE IMUNOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: APRENDENDO
SOBRE TRANSPLANTE E REJEIÇÃO
MANUSEANDO E TOCANDO – USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO
PARA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE ESTUDOS ORGANOGRÁFICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
CUPINS: OS VENTILADORES DO SOLO. MODELOS DIDÁTICOS PARA UMA MAIOR
INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
MATERIAIS DIDÁTICAS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DAS DIFERENÇAS
MORFOLÓGICAS ENTRE CÉLULA EUCARIONTE E PROCARIONTES NAS DISCIPLINAS DE
CIÊNCIAS E BIOLOGIA
AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO: UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA UMA
EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
ENTRE LUGARES LIGADOS E AMBIENTES CORTADOS: USO DE DIORAMA NA
REPRESENTAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA RODOVIA DO CERRADO
A CONFECÇÃO DO JOGO “TRILHA DAS BACTÉRIAS” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
NO ENSINO DO REINO MONERA.
ONDE ESTÃO OS NEGROS? – RACISMO ESTRUTURAL E REPRESENTATIVIDADE RACIAL
NO CAMPUS UMUARAMA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
PROFESSORAS PRODUTORAS:  O
CINEMA NA FORMAÇÃO DOCENTE
UTILIZAÇÃO DO BORDADO LIVRE E DA TÉCNICA “NEEDLE PAINTING” COMO
FERRAMENTAS PARA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM BIOLOGIA
DIORAMA SOBRE A OCUPAÇÃO HUMANA E OS RECURSOS HÍDRICOS: BACIA DO RIO
MELCHIOR
ENSINO DE ASTRONOMIA: MODELO TÁTIL DO SISTEMA SOLAR PARA ALUNO COM
DEFICIÊNCIA VISUAL.
JOGO DE CARTAS SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS PARA
O ENSINO FUNDAMENTAL
CONTRIBUIÇÕES DE JOGO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM
ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DESENVOLVIMENTO DE RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
VISUAL.
AVENTURA CELULAR: OS HERÓIS DO SANGUE – MATERIAL PEDAGÓGICO DE CARÁTER
LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH
ARTICULANDO HISTÓRIA, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA AFRICANA NO JOGO
“ÁFRICA CIENTÍFICA”
MODELOS ATÔMICOS DE DALTON, THOMSON E RUTHERFORD-BOHR: UM RECURSO
DIDÁTICO PARA O ENSINO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO: A BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO E SUAS
POTENCIALIDADES
A UTILIZAÇÃO DE COLEÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA – EXEMPLO DE
COLEÇÃO DO GRUPO ARTHROPODA.
EDUCAÇÃO E PERMACULTURA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
POR MEIO DE CARTILHA PARA PROFESSORES
A TARÂNTULA DOS JOELHOS BRANCOS, TEMIDA, MAS IMPORTANTE- CONSTRUÇÃO DE
UM MODELO DIDÁTICO
“PROTETORES” UMA COLEÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA COMUNIDADE
ESCOLAR E SEU AMBIENTE COMO RECURSO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE CIÊNCIAS.
OBJETO DE APRENDIZAGEM E MODELO DIDÁTICO: CONSTRUÇÃO PARA O EJA DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
O PAPEL DAS MODALIDADES DIDÁTICAS PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO
ENSINO DE CIÊNCIAS

Pôsteres

Título
O QUE NÃO APRENDI NA ESCOLA, EU APRENDI NA BATALHA: O RAP ENSINA E
IGUALA
SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO.
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTIFICA BRASILEIRA SOBRE MITOS
ENVOLVENDO SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO
O ESTEREÓTIPO DE UM CIENTISTA: A INFLUÊNCIA DA IMAGEM DE CIENTISTA NO
ENSINO DE CIÊNCIAS.
GINCANA AMBIENTAL: UMA PROPOSTA LÚDICA VOLTADA À EDUCAÇÃO PARA A
SUSTENTABILIDADE
PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI: SINALIZAÇÃO DA TRILHA DO PICO DO
ITACOLOMI
CLASSE HOSPITALAR COMO AMBIENTE DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DA
PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM NÃO-FORMAL E LÚDICA
ETNOBOTÂNICA NA PRAÇA: TROCANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE AS PLANTAS
MEDICINAIS EM UBERLÂNDIA – MG
CONCEPÇÕES DE EDUCADORES MUSEAIS SOBRE A RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: UMA
ANÁLISE DE LITERATURA
BIODIVERIDADE DO CERRADO NA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
INVESTIGANDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO SUPERIOR
PRATICAR PARA APRENDER: O USO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
APLICAÇÃO DE MARATONA DE IDEIAS COMO FERRAMENTA DE PEDAGOGIA DE PROJETOS
 RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE
FISIOLOGIA VEGETAL: POSSIBILIDADES PARA DIMINUIR A “CEGUEIRA BOTÂNICA” NA
GRADUAÇÃO
FORMAÇÃO CONTINUADA: VONTADE OU NECESSIDADE DOS PROFESSORES, GRADUADOS
EM BIOLOGIA, DE SOBRADINHO/DF?
ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA DO EXTRATO AQUOSO DE Solanum lycocarpum
FRENTE A PEÇONHA DE Bothrops moojeni
UM ESTUDO SOBRE COMPORTAMENTO E OS EFEITOS MUTAGÊNICOS E CITOTÓXICOS
DAS NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ZINCO EM Gallus gallus domesticus
(PHASIANIDAE)
ACOMPANHAMENTO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE CATALÃO (GO) AO LONGO DE 11
ANOS
LANCHE EXTRA: TECIDOS VEGETAIS DE GALHAS COMO COMPLEMENTO ALIMENTAR DO
PARASITOIDE CALLIEPHIALTES sp. E A IMPORTÂNCIA EM SEU DESENVOLVIMENTO
O PNLD CAMPO E A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM DEBATE NECESSÁRIO
A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E TRABALHO EM EQUIPE
O CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS, A BNCC E
O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES
O LIVRO DIDÁTICO E O CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
DE GOIÁS: ENCONTROS E  DESENCONTROS
ABORDAGEM CONTROVERSA NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERSPECTIVAS
SÓCIO-CIENTÍFICAS ACERCA DO AQUECIMENTO
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO: APROXIMAÇÕES E
DISTANCIAMENTOS ENTRE O CURRÍCULO REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE
GOIÁS
CONHECER PARA CONSERVAR: A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA PARA
PERCEPÇÃO AMBIENTAL
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS E
NATIVAS DO BRASIL
REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS COM O TEMA “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO
CERRADO”
SAÚDE MENTAL E FÍSICA DE DOCENTES
O PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS E SUA EFETIVA CONTRIBUIÇÃO PARA O
ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
POTENCIALIDADES DOS MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
USANDO UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA:
CICLO VITAL E AS DIFERENTES FASES DA VIDA
ÁLBUM DE ANATOMIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR UMA PROFESSORA E SEUS ALUNOS NAS
AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO SOBRE DENGUE: POR QUE ENSINAR ESSE TEMA?
EMPREGO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA GENÉTICA
MENDELIANA
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO
FERRAMENTA DE ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA NO CED DARCY RIBEIRO – PARANOÁ (DF)
CARTILHA MAMÍFEROS DO CERRADO NO ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA SOB O OLHAR DE
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DESENVOLVIMENTO DE UM FRUTO DESDE O MOMENTO DA POLINIZAÇÃO ATÉ SUA
FORMAÇÃO COMPLETA  COM USO DE
ESTRATÉGIA STOP-MOTION
MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS
PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO: COMO A PALEOBOTÂNICA SE APRESENTA NOS LIVROS
ENSINANDO SOBRE VÍRUS POR MEIO DE UMA METODOLOGIA LÚDICA
FEIRA DE ALIMENTOS FUNCIONAIS: ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O CONTEÚDO DE
BIOLOGIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DOS NUTRIENTES PARA GERMINAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS: UMA ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
I
RODA DE CONVERSA COMO METODOLOGIA PARA PARTILHA DE SABERES
EXPERIENCIAIS DOCENTES
INCLUSÃO OU APENAS INSERÇÃO: RELATO DE UMA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS EM SEU ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES E AÇÕES DO PIBID CIÊNCIAS DA UFVJM
GERMINAÇÃO IN VITRO DE SEMENTES DE BARBATIMÃO Stryphnodendron
adstringens (Mart.) Coville VISANDO A CONSERVAÇÃO EM GERMOPLASMA
ÁREAS DE ADEQUABILIDADE ATUAIS E FUTURAS DA ESPÉCIE Melinis repens
O EXTRATO AQUOSO DAS FOLHAS DE LOBEIRA (SOLANUM LYCOCARPUM) DIMINUI O
EDEMA INDUZIDO POR CARRAGENINA
COLEÇÃO DE AVES DEPOSITADAS NO LABORATÓRIO DE VERTEBRADOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL CATALÃO
FICOFLORA DE UMA REPRESA URBANA, EM CATALÃO, GO

Rodas de conversa

Título
AS VIVÊNCIAS E POTENCIALIDADES PROPORCIONADAS PELO “CANTINHO DO
DESENHO” NO MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO
RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E A SACRALIZAÇÃO DA NATUREZA: DIÁLOGOS
ENTRE CULTURA, FÉ E EDUCAÇÃO
ENTRE GAROTAS – CRIANDO REDES FEMINAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A FEITURA DE UM LIVRO-ARTE DE CIÊNCIAS: ESPAÇO PARA QUE SE POSSA
PENSAR, EXPERIMENTAR, DIZER E INVENTAR CORPOS OUTROS
EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL DO
LAGO NORTE, DF
USO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA
REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DO TEMA ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E
DIGESTÃO PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
NICOTINA E SEUS EFEITOS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO: UMA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS NO ENSINO FUNDAMENTAL
AMBIENTES AO AR LIVRE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL COMO
POTENCIAIS ESPAÇOS EDUCADORES
O DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA:
REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE EDIÇÕES DO GLOBO REPÓRTER SOBRE O CERRADO.
CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE, NAS
ESCOLAS, A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ALUNAS E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
ONDE ESTÁ A ZOOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ESTADO DE GOIÁS E NA
BNCC?
HORTAS COMO EXEMPLOS MATRIZ PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO
FUNDAMENTAL NO DISTRITO FEDERAL
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: HISTORICIDADE DAS CONFORMAÇÕES
CURRICULARES
O QUE PENSAM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INFRAESTUTURA ESCOLAR:
UMA ABORDAGEM FUNDAMENTADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONCEPÇÕES APRESENTADAS POR
GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA
VIOLÊNCIA, SILÊNCIO E PRECONCEITO:
A EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE COMO ALVO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA METODOLOGIA DAS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL
DESCARTE DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS DOMICILIARES: CONSCIÊNCIA
AMBIENTAL NA CIDADE DE CATALÃO/GO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
“DOCE JARDIM” NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES
DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: OFICINA
PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DAS DESTERRITORIALIZAÇÕES
O ENSINO SOBRE CERRADO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS
ESPECIAIS
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE ESPÉCIES DE PANC, CONEXÕES ETNOBOTÂNICA E
ALIMENTAÇÃO
INSERÇÃO DE SITUAÇÕES DE ESTUDO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO
PLANEJAMENTO ATÉ A CULMINÂNCIA EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
ALIMENTAÇÃO EM FOCO: SEQÜÊNCIA DIDÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
COMO EU RESPIRO? UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS NO
ENSINO DE CIÊNCIAS
POTENCIALIDADE DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO PROJETOS  INTERDISCIPLINARES
ANALOGIAS: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA
A CASA DA CORUJA: UM RECURSO DIDÁTICO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS QUE INTERESSAM: CIÊNCIAS NATURAIS A PARTIR DA
PERSPECTIVA DE DISCENTES
IMPORTÂNCIA DE REALIZAR ATIVIDADES PRÁTICAS  DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
 AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS
INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A ESCRITA DE CARTAS E A AUTOFORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
NARRATIVAS DE PROFESSORAS: UMA ABORDAGEM PARA SE COMPREENDER O
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LICENCIADAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ÉTICA E POLÍTICA NA DISCIPLINA DE ENSINO DE BIOLOGIA: PARTILHANDO
DISCUSSÕES POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
A CONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA
E TECNOLOGIA
EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
FORMAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O FENÔMENO DA VIDA: CONCEITOS POLISSÊMICOS
DAS APOSTAS POLÍTICAS DE PERCURSOS DE PESQUISA NARRATIVA EM EDUCAÇÃO
EM CIÊNCIAS
LEITURA DE ESQUEMAS E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ACERCA DA
RESPIRAÇÃO HUMANA
SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA INCLUSÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
CONTEXTUALIZANDO DIFERENTES CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL COM
DIORAMAS DIDÁTICOS.
DIVERSIDADE, INCLUSÃO E MUNDO DO TRABALHO: UMA POSSIBILIDADE DE
DISCUSSÃO SOBRE SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO
O QUE OS ANIMAIS PODEM NOS CONTAR? SEXOS E GÊNEROS NA EDUCAÇÃO EM
BIOLOGIA
AUTO(BIO) GRAFIAS: TECENDO VIVÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID
  MODELO DIDÁTICO COM ESTRATÉGIA
LÚDICA PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE
O DOCE JARDIM: INTEGRAÇÃO SOCIAL ENTRE CRIANÇAS, ABELHAS E PLANTAS
DOCE JARDIM: MULTIUNIVERSO PARA O ENSINO
CONSTRUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA
BOTÂNICA: QUEBRA CABEÇA CÉLULA VEGETAL
O USO DE BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS:
PIQUE-PEGA DA CADEIA ALIMENTAR
CRIAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA
ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
O LIVRO ÁRVORE GENEROSA: ENTRELAÇANDO CONCEITOS E AFETIVIDADES EM UMA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
USO DE AULA PRÁTICA COM AMIDO PARA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE
CARBOIDRATOS NO ENSINO MÉDIO
LABORATÓRIO DE ACESSO REMOTO PARA O ENSINO: A INTEGRAÇÃO DO
EXPERIMENTO PRESENCIAL COM A INTERNET
O USO DE UM MODELO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA COMPLEMENTAR
UMA AULA EXPOSITIVA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO.
OS CADERNOS ESCOLARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS:
UMA ANÁLISE FRENTE AOS EIXOS ESTRUTURANTES DA BNCC
AROMAS E SABORES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA SE TRABALHAR A
LEI E 11.645/08 NO ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA FORMAÇÃO DOCENTE.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DA REPRESA DO CLUBE DO POVO, CATALÃO, GO

ALIMENTAÇÃO EM FOCO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS