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1-Título: A árvore Generosa: (re)pensando estratégias para a valorização de vidas
Proponentes: Ariane de Souza Siqueira e
Vanessa Fonseca Gonçalves
Número de vagas: 20
Resumo:
O
ensino de Ciências, enquanto campo de estudos, busca compreender a
aprendizagem de conhecimentos originados no campo das Ciências Naturais e
seus possíveis impactos em outros espaços educativos bem como nas relações
que os educandos estabelecem com os diferentes seres vivos e com o meio que o
cerca. A ênfase nas interações entre ensino de Ciências e cidadania é
amplamente sustentada pela legislação educacional vigente e pelos textos
normativos que orientam esse ensino. Nesse sentido, o presente minicurso tem
como objetivo propiciar situações de aprendizagem em que os sujeitos serão
solicitados a confrontar as concepções que apresentam a cerca do valor
inerente à vida dos diferentes seres vivos que compõem a biota de nosso
planeta. Para alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégias: 1. diálogo reflexivo, para confrontar
concepções antropocêntricas e biocêntricas, passando também à análise da
relação do biocentrismo com a Ecopedagogia e a Cidadania Planetária; 2. leitura guiada, para imergir no
universo lúdico do ensino de ciências a obra “Árvore generosa” será explorada
como recurso didático para tratamento da temática; 3. exercício de gratidão, para sensibilizar os indivíduos, os mesmos
serão convidados a escrever uma carta em agradecimento a algum elemento ou
recurso da natureza.
2- Título: A arte em um ensino de Ciências Humanizado
Proponente: Roberto Dalmo Varallo Lima de
Oliveira
Número de vagas: 30
Resumo:
O
minicurso irá tratar-se sobre a possibilidade de estabelecer relações entre
as áreas de Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos. A arte é o
caminho que guiará as discussões. Ao final das atividades esperamos que
diversos participantes elaborem planejamentos que possam ser implementados na
educação básica.
3- Título: Conhecendo a Biologia Marinha: o mundo fascinante de seus organismos e ambientes
Proponente: Emerson Contreira Mossolin
Número de vagas: 40
Resumo:
O
mar possui características peculiares e extremamente importantes para a
manutenção da vida em nosso planeta. Neste minicurso são apresentados os
diversos ecossistemas e organismos encontrados neste meio, bem como a
biologia e os processos de adaptação para sobreviver em cada um destes
ambientes.
4- Título: Explorando o universo da Genética Humana: do processamento às análises do DNA
Proponentes: Adriana Freitas Neves e Amanda
Gabrielle da Silva
Número de vagas: 40
Resumo:
Visa
oferecer aos participantes noções básicas da biologia molecular, seus avanços
e aplicações na genética humana, genotipagem, análises de fingerprinting e
vínculo genético, aplicações forenses, diagnósticos moleculares de doenças
genéticas, infecciosas e parasitárias, aconselhamento genético.
5- Título: Entomologia de interesse em saúde pública
Proponente: Gleyce Alves Machado
Número de vagas: 30
Resumo:
A
importância de estudos na área da ecologia e biologia de insetos é um fato
inquestionável diante do impacto mundial das doenças transmitidas por
vetores. A ampliação do conhecimento e formação de novos pesquisadores nesta
área se fazem extremamente relevantes, principalmente as atividades
direcionadas à identificação de espécies de interesse médico. Deste modo,
este minicurso tem como objetivo apresentar as principais características de
alguns vetores de interesse em saúde pública, tais como: Culicidae (malária,
arboviroses, filarioses), Phlebotominae (leishmanioses tegumentar e visceral)
e Triatominae (doença de Chagas) e Moscas causadoras de miiases. Serão
abordados os nomes comuns e nomes científicos das espécies, a infecção por
patógenos, e estudos de controle biológico e químico.
6- Título: Tecendo (bio)logias com corpos, gêneros e sexualidades
Proponentes: Sandro Prado Santos; Luciana
Aparecida Siqueira Silva; Adriana de Assis Damasceno; Lídia Andrade da Silva;
Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira e Rafaela Celestina Zanette
Número de vagas: 20
Resumo:
O minicurso propõe
criar um espaço de discussão e reflexão entre as categorias corpos, gêneros e
sexualidades com a Educação em Biologia, a partir de produções artísticas e
midiáticas. A partir dessas searas, a proposta busca problematizar as
reificações dos territórios da Educação em Biologia que tem se tornado,
constantemente, a morada da verdade, da essência, do significante, da bio-lógica, do determinismo e um solo
fértil para toda espécie de alianças, no cenário político atual, com as
forças políticas conservadoras. No contrapelo, e, na aposta de bio-logiasoutras, tentaremos criar possibilidades de pensar as educ(ações) em Biologia enquanto espaços políticos de
resistências e experimentações.
7- Título: Embates no Ensino de Evolução Biológica: como a HFC pode auxiliar nesse processo
Proponente: Karlla Vieira do Carmo
Número de vagas: 20
Resumo:
Sabemos
que a Evolução Biológica encontra obstáculos de natureza epistemológica,
ideológica, filosófica e teológica que, concernente à educação, influenciam a
formação de professores, a elaboração de materiais didáticos e
consequentemente o ensino no nível básico. Acreditamos que uma das maneiras
de superar esses obstáculos está na abordagem contextual histórico filosófica
desse conhecimento. Esse minicurso, portanto, se propõe a discutir
conjuntamente com os participantes os problemas enfrentados, no âmbito do
ensino formal, que permeiam o ensino de Evolução. E apresentar os elementos
históricos que podem contribuir para seu ensino mas que geralmente não estão
presentes nos livros didáticos nem em outros materiais de fácil acesso do
professor de Ciências Biológicas.
8- Título: Ciência, cotidiano e práticas culturais: uma conexão necessária à transformação social
Proponente: Márcia Cristina Hizim Pelá e
Antônio Edson Pereira Quaresma
Número de vagas: 20
Resumo:
O
minicurso que tem como objetivo criar instrumentos e mecanismos de formação
cientifica e didático-pedagógica que estejam em consonância com a realidade
vivenciada pelos professores em suas escolas, bem como, criar espaços de reflexão acerca das efetivas contribuições da
ciência e da tecnologia na melhoria do cotidiano de vida, atua na formação de
agentes multiplicadores e define estratégias científicas, políticas,
educacionais e culturais capazes de alterar a relação dos seres humanos com o
meio onde vivem.
9- Título: Museu Itinerante de Anatomia Animal e Produção de Esqueletos Didáticos
Proponente: Thiago Fernandes Qualhato
Número de vagas: 30
Resumo: O
ensino de Ciência e Biologia nas escolas públicas brasileiras é diretamente
prejudicado pela carência de recursos que possibilite a execução de aulas
práticas, seja por falta de material, infraestrutura ou incentivos diversos.
Infelizmente, nessas escolas, os conteúdos das disciplinas de Ciência e
Biologia são, geralmente, apresentados exclusivamente de forma teórica,
prejudicando o aprendizado dos alunos. Foi pensando na mudança dessa
realidade que nós desenvolvemos o projeto Museu Itinerante de Anatomia Animal
do Instituto Federal Goiano – campus Ceres. O museu itinerante realizar
exposições nas escolas públicas da região do Vale do São Patrício – Goiás,
objetivando a estimulação de toda comunidade escolar a uma visão prática dos
conteúdos diversos de Ciência e Biologia, levando o aluno, por meio da
comparação do corpo humano e estruturas de animais domésticos e selvagens a
conhecer o funcionamento do seu próprio corpo e de outros animais. Durante a
atividade na escola, questões sobre corpo humano, educação e preservação
ambiental e diferenças anatômicas e adaptação entre os animais são explanadas
com alunos e professores. Durante o minicurso, será apresentado diversas
técnicas de produção de esqueletos didáticos e a trajetória do projeto do
Museu Itinerante de Anatomia, suas práticas, desafios e conquistas.
10- Título: O processo de silenciamento da Educação Sexual nas escolas: implicações sociais e educacionais
Proponentes: Simone Gomes Firmino
Número de vagas: 30
Resumo: A proposta surgiu em um
contexto de sala de aula, onde foi possível perceber que os estudantes do
Ensino Médio, travam, diariamente, um conflituoso paradigma referente à
sexualidade humana e suas implicações. O objetivo desse minicurso é promover
discussões e reflexões, sobre os fatores responsáveis pelo processo de
silenciamento sobre orientação e conhecimento das questões relacionadas à
sexualidade e saúde sexual enquanto direito humano, seja no contexto escolar,
familiar e social em geral.
11- Título: Educação em Astronomia: uma proposta multidisciplinar para o ensino de Ciências e Biologia
Proponente: Daniel Bruno Vinhal dos Reis
Número de vagas: 20
Resumo: A Astronomia não é disciplina
obrigatória nas escolas no Brasil e na maioria dos países. Somente no Uruguai
existe desde 1889, a obrigatoriedade do ensino de Astronomia na Educação
Secundária, e em todos os níveis escolares a partir dos anos 1960 (Barrio,
2002), cuja disciplina foi chamada por Cosmografia até 1979. Neste país há um
curso de formação de licenciados em Astronomia e nenhum curso de
pós-graduação para o ensino da Astronomia. No Brasil, o ensino de Astronomia
teve início no período colonial por meio da educação jesuítica. Entre o
período de 1837 e 1932, no Imperial Colégio Pedro II se lecionava a cadeira
de Cosmografia. Em 1932 os temas astronômicos daquela disciplina foram
absorvidos pela cadeira de Geografia, a partir da chamada “Reforma
Campos” executada pelo então Ministro da Educação do governo Getúlio
Vargas (Sobreira, 2006).
Desde 1932,
os temas astronômicos constam em livros didáticos e nos programas escolares
das disciplinas de Geografia e de Ciências. No entanto, por diversos motivos
a Astronomia escolar ainda permanece na informalidade.
A preocupação acadêmica com o Ensino da Astronomia no Brasil tem seu
marco com a tese de doutorado de CANIATO (1973).
Caniato
chamou a atenção para o despreparo dos professores para lecionar temas de
Astronomia. Com isso, este autor lançou as bases de atividades pedagógicas
para o ensino de assuntos astronômicos, por meio de inúmeras oficinas que
realizou no Brasil e na América Latina nas décadas de 1970 e 1980. Sendo
assim o ensino de Astronomia caracteriza-se por seu viés veementemente
multidisciplinar atribuindo valores significativos para o processo de
ensino-aprendizagem.
O minicurso
tem como objetivos:
A formação continuada para
professores de quaisquer áreas do Ensino Básico;Capacitar professores para atuarem em suas
disciplinas de modo a sincronizar métodos e estratégias para um ensino
global. Preparar profissionais
para desempenhar atividades de ensino e
de divulgação da Astronomia;Incentivar a produção
científica em Ensino e Educação em Astronomia;Apresentar formas de relacionamento entre a Educação
em Astronomia com outras áreas do
conhecimento;Incentivar a
interdisciplinaridade a partir dos temas astronômicos.
12- Título: Identificação de mamíferos através da análise microscópica de pelos
Proponente: Andréa Ferreira Souto
Número de vagas: 10
Resumo: Uma das características
exclusivas dos mamíferos é a presença de pelos, apêndices queratinizados
localizados na pele, que apresentam diversas funções, como termorregulação e
camuflagem. A análise microscópica de pelos é um dos métodos utilizados para
identificação de espécies de mamíferos, sendo, portanto, de grande
importância em diversos estudos, tais como ecologia trófica, análises
forenses e levantamentos de mastofauna. No entanto, muitos métodos consistem
em etapas de difícil execução e necessitam de reagentes e equipamentos
onerosos. No Brasil, os estudos com tricologia ainda são pouco desenvolvidos.
Nesse sentido, este trabalho colabora para a utilização de um método de baixo
custo, onde serão analisados microscopicamente pelos coletados do dorso de
espécimes de mamíferos previamente identificados em coleções taxonômicas. As
impressões cuticulares serão obtidas pressionando os pelos-guarda contra uma
fina camada de esmalte incolor disposta em lâminas de vidro. Já para as
preparações medulares, as amostras serão submetidas a diafanização em água
oxigenada comercial de 30 volumes por 80 minutos. As lâminas serão analisadas
ao microscópio óptico nos aumentos 100, 200 e 400x, e as imagens serão
obtidas com sistema de captura de imagens, a fim de identificar os padrões
diagnósticos para espécies da mastofauna com o auxílio de um guia de
identificação. Espera-se que esta atividade contribua para um maior
conhecimento acerca deste método, eficiente e de baixo custo, que acrescido
de outras informações ecológicas, possa incentivar a obtenção de novos dados
acerca da mastofauna colaborando para sua conservação.
13- Título: A Educação em Ciências na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
Proponentes: Camila Rocha Cardoso, Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Edneide Maria Ferreira da Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
Número de vagas: 20
Resumo: As discussões que envolvem a educação em Ciências são imprescindíveis para esclarecer a importância da ciência na formação das crianças, bem como, para buscar compreender e refletir sobre as perspectivas metodológicas e seus pressupostos teóricos, ou seja, formas para orientar essa aprendizagem, quais estratégias, materiais e recursos didáticos estão disponíveis e podem contribuir para esse ensino. Nesta direção é que se evidencia a educação científica e sua relevância para nossa vivência no mundo atual e na formação das crianças, uma vez que esta auxilia na compreensão de situações corriqueiras e triviais do cotidiano. Dessa forma, é válido problematizar a educação em Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais e assim esse minicurso pretende promover um espaço de formação e troca de saberes com os/as interessados/as na educação em Ciências para as crianças, com a finalidade de promover um espaço formativo que propicie compartilhar e aprender perspectivas teórico-metodológicas em Ciências da Natureza e refletir sobre a educação Educação Científica e os debates sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
14- Título: Formação de professores para o ensino de ciências contextualizado nas escolas do campo
Proponentes: Edneide Maria Ferreira da
Silva, Poliana de Sousa Carvalho, Jamilka Oliveira Tiano Santos, Camila Rocha
Cardoso
Número de vagas: 20
Resumo: No mundo hodierno, sabemos que
não é mais possível crivar verdades absolutas, sejam elas científicas,
culturais, éticas ou políticas. Constantemente percebemos a necessidade de se
formar professores capazes de preparar crianças, jovens e adultos para um mundo
cada vez mais móvel flexível, em que a instantaneidade pode trazer
informações tanto rápidas quanto incertas. Entretanto, nem sempre corretas e
adequadas. Diante do paradigma de que não basta ter acesso, é preciso
filtrar, selecionar e expandir conhecimentos, e mais, O futuro professor
precisa desenvolver competências em sua formação para que possa passar os
mesmos princípios a seus alunos, daí a necessidade de atualização constante
desse profissional. Dessa forma, o presente minicurso se propõe sugerir
atividades formativas aos professores de ciências que trabalham nas escolas
do campo, com a finalidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais
significativo para os alunos.
15- Título: Educação em Saúde e Escolas: fortes aliadas para uma vida mais saudável e sem Câncer
Proponente: Gerson Lúcio Vieira
Número de vagas: 30
Resumo: O minicurso propõe um debate a
respeito do processo de Educação em Saúde como meio da inserção da cultura do
autocuidado e do estímulo aos hábitos saudáveis dentro de ambientes
escolares. Neste contexto, também será abordada a relação entre a qualidade
de vida, promoção em saúde e a prevenção em câncer. Durante o minicurso,
serão apresentadas como ferramentas práticas algumas experiências e seus
resultados de projetos de Educação em Saúde e Câncer realizados em escolas
pelo Núcleo de Educação em Câncer do Instituto de Ensino e Pesquisa do
Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos.
16- Título: A Caixa de Pandora e o Método Investigativo no Ensino de Ciências
Proponentes: Glleyce Kelly dos Santos Chaves; Gabriel Antônio Ogaya Joerke
Número de vagas: 20
Resumo: A prática de ensino por
investigação é uma técnica estratégica para o ensino de Ciências, pois,
através dela, o aluno consegue participar ativamente da didática proposta e,
com isso, obter uma aprendizagem significativa. Nesta oficina, partindo de
uma situação-problema, o aluno tenderá a envolver-se ativamente no processo
investigativo, responder questionamentos, formular hipóteses, fazer análises
e sinalizar considerações.