Informações importantes, leia-as com atenção antes de se inscrever em algum minicurso:

– Cada participante poderá se inscrever em UMA ÚNICA proposta de minicurso, a ser selecionada no sistema;
– Somente poderá se inscrever em minicurso o/a participante que realizou o pagamento da inscrição;

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1- Título: A árvore Generosa: (re)pensando estratégias para a valorização de vidas
Proponentes: Ariane de Souza Siqueira e Vanessa Fonseca Gonçalves
Número de vagas: 20
Resumo: O ensino de Ciências, enquanto campo de estudos, busca compreender a aprendizagem de conhecimentos originados no campo das Ciências Naturais e seus possíveis impactos em outros espaços educativos bem como nas relações que os educandos estabelecem com os diferentes seres vivos e com o meio que o cerca. A ênfase nas interações entre ensino de Ciências e cidadania é amplamente sustentada pela legislação educacional vigente e pelos textos normativos que orientam esse ensino. Nesse sentido, o presente minicurso tem como objetivo propiciar situações de aprendizagem em que os sujeitos serão solicitados a confrontar as concepções que apresentam a cerca do valor inerente à vida dos diferentes seres vivos que compõem a biota de nosso planeta. Para alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégias: 1. diálogo reflexivo, para confrontar concepções antropocêntricas e biocêntricas, passando também à análise da relação do biocentrismo com a Ecopedagogia e a Cidadania Planetária; 2. leitura guiada, para imergir no universo lúdico do ensino de ciências a obra “Árvore generosa” será explorada como recurso didático para tratamento da temática; 3. exercício de gratidão, para sensibilizar os indivíduos, os mesmos serão convidados a escrever uma carta em agradecimento a algum elemento ou recurso da natureza.

2- Título: A arte em um ensino de Ciências Humanizado
Proponente: Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira
Número de vagas: 30
Resumo: O minicurso irá tratar-se sobre a possibilidade de estabelecer relações entre as áreas de Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos. A arte é o caminho que guiará as discussões. Ao final das atividades esperamos que diversos participantes elaborem planejamentos que possam ser implementados na educação básica.
3- Título: Conhecendo a Biologia Marinha: o mundo fascinante de seus organismos e ambientes
Proponente: Emerson Contreira Mossolin
Número de vagas: 40
Resumo: O mar possui características peculiares e extremamente importantes para a manutenção da vida em nosso planeta. Neste minicurso são apresentados os diversos ecossistemas e organismos encontrados neste meio, bem como a biologia e os processos de adaptação para sobreviver em cada um destes ambientes.
4- Título: Explorando o universo da Genética Humana: do processamento às análises do DNA
Proponentes: Adriana Freitas Neves e Amanda Gabrielle da Silva
Número de vagas: 40
Resumo: Visa oferecer aos participantes noções básicas da biologia molecular, seus avanços e aplicações na genética humana, genotipagem, análises de fingerprinting e vínculo genético, aplicações forenses, diagnósticos moleculares de doenças genéticas, infecciosas e parasitárias, aconselhamento genético.  
5- Título: Entomologia de interesse em saúde pública
Proponente: Gleyce Alves Machado
Número de vagas: 30
Resumo: A importância de estudos na área da ecologia e biologia de insetos é um fato inquestionável diante do impacto mundial das doenças transmitidas por vetores. A ampliação do conhecimento e formação de novos pesquisadores nesta área se fazem extremamente relevantes, principalmente as atividades direcionadas à identificação de espécies de interesse médico. Deste modo, este minicurso tem como objetivo apresentar as principais características de alguns vetores de interesse em saúde pública, tais como: Culicidae (malária, arboviroses, filarioses), Phlebotominae (leishmanioses tegumentar e visceral) e Triatominae (doença de Chagas) e Moscas causadoras de miiases. Serão abordados os nomes comuns e nomes científicos das espécies, a infecção por patógenos, e estudos de controle biológico e químico.
6- Título: Tecendo (bio)logias com corpos, gêneros e sexualidades
Proponentes: Sandro Prado Santos; Luciana Aparecida Siqueira Silva; Adriana de Assis Damasceno; Lídia Andrade da Silva; Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira e Rafaela Celestina Zanette
Número de vagas: 20
Resumo: O minicurso propõe criar um espaço de discussão e reflexão entre as categorias corpos, gêneros e sexualidades com a Educação em Biologia, a partir de produções artísticas e midiáticas. A partir dessas searas, a proposta busca problematizar as reificações dos territórios da Educação em Biologia que tem se tornado, constantemente, a morada da verdade, da essência, do significante, da bio-lógica, do determinismo e um solo fértil para toda espécie de alianças, no cenário político atual, com as forças políticas conservadoras. No contrapelo, e, na aposta de bio-logias outras, tentaremos criar possibilidades de pensar as educ(ações) em Biologia enquanto espaços políticos de resistências e experimentações.
7- Título: Embates no Ensino de Evolução Biológica: como a HFC pode auxiliar nesse processo
Proponente: Karlla Vieira do Carmo
Número de vagas: 20
Resumo: Sabemos que a Evolução Biológica encontra obstáculos de natureza epistemológica, ideológica, filosófica e teológica que, concernente à educação, influenciam a formação de professores, a elaboração de materiais didáticos e consequentemente o ensino no nível básico. Acreditamos que uma das maneiras de superar esses obstáculos está na abordagem contextual histórico filosófica desse conhecimento. Esse minicurso, portanto, se propõe a discutir conjuntamente com os participantes os problemas enfrentados, no âmbito do ensino formal, que permeiam o ensino de Evolução. E apresentar os elementos históricos que podem contribuir para seu ensino mas que geralmente não estão presentes nos livros didáticos nem em outros materiais de fácil acesso do professor de Ciências Biológicas.
8- Título: Ciência, cotidiano e práticas culturais: uma conexão necessária à transformação social
Proponente: Márcia Cristina Hizim Pelá e Antônio Edson Pereira Quaresma
Número de vagas: 20
Resumo: O minicurso que tem como objetivo criar instrumentos e mecanismos de formação cientifica e didático-pedagógica que estejam em consonância com a realidade vivenciada pelos professores em suas escolas, bem como, criar espaços de reflexão acerca das efetivas contribuições da ciência e da tecnologia na melhoria do cotidiano de vida, atua na formação de agentes multiplicadores e define estratégias científicas, políticas, educacionais e culturais capazes de alterar a relação dos seres humanos com o meio onde vivem.
9- Título: Museu Itinerante de Anatomia Animal e Produção de Esqueletos Didáticos
Proponente: Thiago Fernandes Qualhato
Número de vagas: 30
Resumo: O ensino de Ciência e Biologia nas escolas públicas brasileiras é diretamente prejudicado pela carência de recursos que possibilite a execução de aulas práticas, seja por falta de material, infraestrutura ou incentivos diversos. Infelizmente, nessas escolas, os conteúdos das disciplinas de Ciência e Biologia são, geralmente, apresentados exclusivamente de forma teórica, prejudicando o aprendizado dos alunos. Foi pensando na mudança dessa realidade que nós desenvolvemos o projeto Museu Itinerante de Anatomia Animal do Instituto Federal Goiano – campus Ceres. O museu itinerante realizar exposições nas escolas públicas da região do Vale do São Patrício – Goiás, objetivando a estimulação de toda comunidade escolar a uma visão prática dos conteúdos diversos de Ciência e Biologia, levando o aluno, por meio da comparação do corpo humano e estruturas de animais domésticos e selvagens a conhecer o funcionamento do seu próprio corpo e de outros animais. Durante a atividade na escola, questões sobre corpo humano, educação e preservação ambiental e diferenças anatômicas e adaptação entre os animais são explanadas com alunos e professores. Durante o minicurso, será apresentado diversas técnicas de produção de esqueletos didáticos e a trajetória do projeto do Museu Itinerante de Anatomia, suas práticas, desafios e conquistas.  
10- Título: O processo de silenciamento da Educação Sexual nas escolas: implicações sociais e educacionais
Proponentes: Simone Gomes Firmino
Número de vagas: 30
Resumo: A proposta surgiu em um contexto de sala de aula, onde foi possível perceber que os estudantes do Ensino Médio, travam, diariamente, um conflituoso paradigma referente à sexualidade humana e suas implicações. O objetivo desse minicurso é promover discussões e reflexões, sobre os fatores responsáveis pelo processo de silenciamento sobre orientação e conhecimento das questões relacionadas à sexualidade e saúde sexual enquanto direito humano, seja no contexto escolar, familiar e social em geral.  
11- Título: Educação em Astronomia: uma proposta multidisciplinar para o ensino de Ciências e Biologia
Proponente: Daniel Bruno Vinhal dos Reis
Número de vagas: 20
Resumo: A Astronomia não é disciplina obrigatória nas escolas no Brasil e na maioria dos países. Somente no Uruguai existe desde 1889, a obrigatoriedade do ensino de Astronomia na Educação Secundária, e em todos os níveis escolares a partir dos anos 1960 (Barrio, 2002), cuja disciplina foi chamada por Cosmografia até 1979. Neste país há um curso de formação de licenciados em Astronomia e nenhum curso de pós-graduação para o ensino da Astronomia. No Brasil, o ensino de Astronomia teve início no período colonial por meio da educação jesuítica. Entre o período de 1837 e 1932, no Imperial Colégio Pedro II se lecionava a cadeira de Cosmografia. Em 1932 os temas astronômicos daquela disciplina foram absorvidos pela cadeira de Geografia, a partir da chamada “Reforma Campos” executada pelo então Ministro da Educação do governo Getúlio Vargas (Sobreira, 2006). Desde 1932, os temas astronômicos constam em livros didáticos e nos programas escolares das disciplinas de Geografia e de Ciências. No entanto, por diversos motivos a Astronomia escolar ainda permanece na informalidade. A preocupação acadêmica com o Ensino da Astronomia no Brasil tem seu marco com a tese de doutorado de CANIATO (1973). Caniato chamou a atenção para o despreparo dos professores para lecionar temas de Astronomia. Com isso, este autor lançou as bases de atividades pedagógicas para o ensino de assuntos astronômicos, por meio de inúmeras oficinas que realizou no Brasil e na América Latina nas décadas de 1970 e 1980. Sendo assim o ensino de Astronomia caracteriza-se por seu viés veementemente multidisciplinar atribuindo valores significativos para o processo de ensino-aprendizagem. O minicurso tem como objetivos: A formação continuada para professores de quaisquer áreas do Ensino Básico;Capacitar professores para atuarem em suas disciplinas de modo a sincronizar métodos e estratégias para um ensino global.  Preparar profissionais para desempenhar atividades de ensino e de divulgação da Astronomia;Incentivar a produção científica em Ensino e Educação em Astronomia;Apresentar formas de relacionamento entre a Educação em Astronomia com outras áreas do conhecimento;Incentivar a interdisciplinaridade a partir dos temas astronômicos.  
12- Título: Identificação de mamíferos através da análise microscópica de pelos
Proponente: Andréa Ferreira Souto
Número de vagas: 10
Resumo: Uma das características exclusivas dos mamíferos é a presença de pelos, apêndices queratinizados localizados na pele, que apresentam diversas funções, como termorregulação e camuflagem. A análise microscópica de pelos é um dos métodos utilizados para identificação de espécies de mamíferos, sendo, portanto, de grande importância em diversos estudos, tais como ecologia trófica, análises forenses e levantamentos de mastofauna. No entanto, muitos métodos consistem em etapas de difícil execução e necessitam de reagentes e equipamentos onerosos. No Brasil, os estudos com tricologia ainda são pouco desenvolvidos. Nesse sentido, este trabalho colabora para a utilização de um método de baixo custo, onde serão analisados microscopicamente pelos coletados do dorso de espécimes de mamíferos previamente identificados em coleções taxonômicas. As impressões cuticulares serão obtidas pressionando os pelos-guarda contra uma fina camada de esmalte incolor disposta em lâminas de vidro. Já para as preparações medulares, as amostras serão submetidas a diafanização em água oxigenada comercial de 30 volumes por 80 minutos. As lâminas serão analisadas ao microscópio óptico nos aumentos 100, 200 e 400x, e as imagens serão obtidas com sistema de captura de imagens, a fim de identificar os padrões diagnósticos para espécies da mastofauna com o auxílio de um guia de identificação. Espera-se que esta atividade contribua para um maior conhecimento acerca deste método, eficiente e de baixo custo, que acrescido de outras informações ecológicas, possa incentivar a obtenção de novos dados acerca da mastofauna colaborando para sua conservação.  
13- Título:  A Educação em Ciências na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
Proponentes: Camila Rocha Cardoso, Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Edneide Maria Ferreira da Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
Número de vagas: 20
Resumo: As discussões que envolvem a educação em Ciências são imprescindíveis para esclarecer a importância da ciência na formação das crianças, bem como, para buscar compreender e refletir sobre as perspectivas metodológicas e seus pressupostos teóricos, ou seja, formas para orientar essa aprendizagem, quais estratégias, materiais e recursos didáticos estão disponíveis e podem contribuir para esse ensino. Nesta direção é que se evidencia a educação científica e sua relevância para nossa vivência no mundo atual e na formação das crianças, uma vez que esta auxilia na compreensão de situações corriqueiras e triviais do cotidiano. Dessa forma, é válido problematizar a educação em Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais e assim esse minicurso pretende promover um espaço de formação e troca de saberes com os/as interessados/as na educação em Ciências para as crianças, com a finalidade de promover um espaço formativo que propicie compartilhar e aprender perspectivas teórico-metodológicas em Ciências da Natureza e refletir sobre a educação Educação Científica e os debates sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  
14- Título: Formação de professores para o ensino de ciências contextualizado nas escolas do campo
Proponentes: Edneide Maria Ferreira da Silva, Poliana de Sousa Carvalho, Jamilka Oliveira Tiano Santos, Camila Rocha Cardoso
Número de vagas: 20
Resumo: No mundo hodierno, sabemos que não é mais possível crivar verdades absolutas, sejam elas científicas, culturais, éticas ou políticas. Constantemente percebemos a necessidade de se formar professores capazes de preparar crianças, jovens e adultos para um mundo cada vez mais móvel flexível, em que a instantaneidade pode trazer informações tanto rápidas quanto incertas. Entretanto, nem sempre corretas e adequadas. Diante do paradigma de que não basta ter acesso, é preciso filtrar, selecionar e expandir conhecimentos, e mais, O futuro professor precisa desenvolver competências em sua formação para que possa passar os mesmos princípios a seus alunos, daí a necessidade de atualização constante desse profissional. Dessa forma, o presente minicurso se propõe sugerir atividades formativas aos professores de ciências que trabalham nas escolas do campo, com a finalidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para os alunos.  
15- Título: Educação em Saúde e Escolas: fortes aliadas para uma vida mais saudável e sem Câncer
Proponente: Gerson Lúcio Vieira
Número de vagas: 30
Resumo: O minicurso propõe um debate a respeito do processo de Educação em Saúde como meio da inserção da cultura do autocuidado e do estímulo aos hábitos saudáveis dentro de ambientes escolares. Neste contexto, também será abordada a relação entre a qualidade de vida, promoção em saúde e a prevenção em câncer. Durante o minicurso, serão apresentadas como ferramentas práticas algumas experiências e seus resultados de projetos de Educação em Saúde e Câncer realizados em escolas pelo Núcleo de Educação em Câncer do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos.  
16- Título: A Caixa de Pandora e o Método Investigativo no Ensino de Ciências
Proponentes: Glleyce Kelly dos Santos Chaves; Gabriel Antônio Ogaya Joerke
Número de vagas: 20
Resumo: A prática de ensino por investigação é uma técnica estratégica para o ensino de Ciências, pois, através dela, o aluno consegue participar ativamente da didática proposta e, com isso, obter uma aprendizagem significativa. Nesta oficina, partindo de uma situação-problema, o aluno tenderá a envolver-se ativamente no processo investigativo, responder questionamentos, formular hipóteses, fazer análises e sinalizar considerações.