Este livro, Ciências na Escola: Temas e propostas didáticas para a Educação Científica no Ensino Médio, é um produto construído ao longo do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, “Elaborando sequências didáticas para o ensino de biologia por investigação na educação básica”, financiado pelo CNPq, por meio do edital MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA/ Ensino de Ciências na Educação Básica. O projeto teve como objetivo produzir sequências didáticas para serem aplicadas em escolas estaduais, com o intuito de contribuir para a formação científica dos(as) docentes e discentes e melhoria do ensino de biologia no ensino médio.

As sequências didáticas foram desenhadas e aplicadas predominantemente por professores(as) de biologia, em exercício no ensino médio, nas salas de aula de suas respectivas escolas públicas, durante a realização do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFMG). O PROFBIO tem como objetivo a qualificação profissional de professores de biologia em exercício na educação básica, visando à melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de mediação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção do conhecimento científico no ambiente escolar.

As sequências didáticas aqui apresentadas seguem um modelo de organização (introdução, objetivos, habilidades da BNCC, materiais necessários, esquema da sequência didática, material de apoio e complementar, avaliação da sequência didática e referências bibliográficas). Os temas e conteúdos das sequências didáticas são instigantes (educação sexual, meio-ambiente, parasitologia, vacinação, origem da vida, botânica), pois permeiam a escola ou a realidade dos estudantes, o que contribui para aumentar o interesse e o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem em biologia.

Entendemos que a proposta do livro, portanto, pode repercutir no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica, uma vez que as sequências didáticas apresentadas podem servir de referência para os(as) professores(as) trabalharem o conhecimento científico em sala de aula, utilizando diferentes recursos didáticos, por meio de uma abordagem investigativa, que estimule a prática científica dos estudantes, a partir da formulação de hipóteses, da busca de evidências, da construção de inferência e conclusão.
Confira o conteúdo da obra, gratuitamente, em https://editoranaraiz.wordpress.com/2022/09/23/ciencias-na-escola-ensino-medio/